“Morto” se elege prefeito no México
Postado por Rudney em 17 de julho de 2013
Leninguer Raymundo Carballido Morales ganhou a eleição para prefeito na cidade de San Agustín Amatengo, no estado mexicano de Oaxaca. Então ele apareceu em público, porém um atestado de óbito de 2010 dizia que o candidato estava morto.
Autoridades de Oaxaca dizem que o atestado de óbito foi falsificado para forjar a morte de Morales, que em 2004 estava sendo investigado por estupro. Após sua família apresentar o falso atestado de morte, o caso foi arquivado.
No entanto, mesmo “morto”, Morales não desistiu da vida política e usando apenas seu sobrenome, filiou-se a outro partido, o Partido Revolucionário Democrático de esquerda (PRD). Onde conseguiu se eleger.
“Quando foi registrado como candidato, ele trouxe toda a documentação e uma carta provando que não tinha ficha criminal. Enganou o Ministério Público, funcionários e autoridades eleitorais. Se isso for verdade, ele não pode ser prefeito”, disse o líder do PRD Ray Morales.
A notícia veia a tona com a vitória de Morales nas eleições. Agora, ele será investigado novamente e como o caso ainda não foi definido, o novo prefeito poderá tomar posse ao cargo. Porém, a procuradoria do estado afirmou que fará de tudo para prende-lo caso ele assuma o posto.