Garoto morre por usar antitranspirante em excesso
Postado por Rudney em 29 de agosto de 2013
Segundo uma pesquisa é cada vez mais crescente o uso de desodorantes antitranspirantes por jovens com idades cada vez menores. Porém, o uso desses produtos em excesso pode trazer risco a saúde e em alguns casos podem levar até a morte, foi isso que aconteceu com um jovem britânico.
Jonathan Capewell de 16 anos, sofreu um ataque cardíaco em seu quarto em Oldham, Manchester: “Quando chegamos ao hospital, eles ainda tentaram reanimá-lo”, conta o pai Keith, de 58 anos. “Mas, 10 minutos depois ele tinha falecido”.
De acordo com um exame feito no corpo de Jonathan, o garoto estava com 10 vezes a quantidade letal de butano e propano em seu sangue. Esses gases são usados como propulsores de aerossóis e estavam acumulados no corpo do jovem durante meses.
“Ele tinha 16 anos e seu corpo estava em transformação. Ele começava a suar mais e se preocupava com os odores. Não era incomum ele tomar três banhos por dia. Ele usava desodorante por todo o corpo, até mesmo no cabelo e o banheiro ficava com um cheiro forte que incomodava a todos na casa. Ele estava um pouco obsessivo e tinha três tipos de desodorantes da marca Lynx (AXE no Brasil)”, conta o pai.
O legista Barrie Williams confirmou oficialmente que a morte do garoto se deu por excesso de antitranspirante.
Apesar das embalagens de antitranspirantes trazem vários avisos sobre seu uso, mas muitas vezes, eles não são respeitados. A notícia serve de alerta para os muitos usuários desse tipo de desodorante, já que só no Reino Unido, 600 milhões de aerossóis são utilizados todos os anos.