Jovem lutador de jiu-jitsu fica tetraplégico após golpe
Postado por Rudney em 21 de agosto de 2013
O jovem lutador de jiu-jitsu Gabriel Diniz, de apenas 15 anos, perdeu os movimentos das pernas e dos braços após receber um golpe durante no Campeonato Estadual do Espírito Santo, em Vitória.
O golpe, em que o adversário levanta o quadril de Gabriel, deixando-o de cabeça para baixo e depois o joga no chão, não foi irregular.
Gabriel lutava com um adversário de 20 anos, da categoria adulto, mas apesar do jovem pertencer a categoria juvenil, a Federação do Espírito Santo permitia o confronto. Porém, após a fatalidade, a luta entre competidores de idades diferentes foi proibida.
A família do adolescente reclama da forma em que o golpe foi aplicado. “Ele age de maneira extremamente excessiva até conseguir tirar parte do corpo do Gabriel e acontecer o choque da cabeça com o chão”, diz Pablo Fernandes, primo do lutador.
Após o golpe, a luta foi encerrada e o jovem levado direto ao hospital, onde passou por duas cirurgias. De acordo com o médico que operou Gabriel, ele quebrou duas vértebras na altura do pescoço e teve uma lesão muito grave na medula. A gravidade dos ferimentos fez com que o garoto perdesse o movimento dos braços e pernas. O médico não garantiu que o jovem volte a andar.
O lutador continua internado e procura por um centro de reabilitação, mas segue com pensamento positivo: “Agradeço a todo mundo e peço que continuem rezando para que eu consiga vaga em um centro de reabilitação. Eu vou voltar aos tatames”.