Britânico quase morre depois de recriar gás tóxico enquanto fazia limpeza de banheiro
Postado por Rudney em 9 de agosto de 2013
Um trabalhador britânico quase morreu depois de, acidentalmente recriar um gás tóxico fatal, durante a limpeza de um mictório. O gás foi criado depois do homem aplicar água sanitária e descalcificante simultaneamente, recriando o cloro nocivo, que matou milhares de soldados durante a Primeira Guerra Mundial.
“Combinei os produtos químicos e começou a sair vapores tóxicos. Quando eu vi o vapor saindo, fugi dali porque sabia que não era muito bom”, disse o trabalhador Jason Smith.
O homem percebeu que tinha ocorrido algo de errado em sua tarefa diária, e tentou arejar o local abrindo janelas e portas.
“Eu percebi o que estava acontecendo muito rapidamente e deixei o local. Eu estava prestes a voltar lá com um balde de água quando os bombeiros apareceram. Eles levaram em um ventilador gigante para soprar os vapores para longe”, disse ele. “Eu sabia que a partir de produtos químicos domésticos, você pode criar um gás mortal, mas eu não sabia que era a combinação que eu tinha em minhas mãos no momento.”
A química da mistura fatal de Smith resultou da interação entre água sanitária e ácido clorídrico, que é comumente encontrado em produtos de descalcificação. O composto letal é fácil de ser sintetizado (evidentemente), e foi comumente usado em estratégias de guerra química durante a Primeira Guerra Mundial.
Smith, que sabia muito pouco sobre a capacidade reativa dos produtos químicos de limpeza, sofreu dores no peito por dias, após o incidente ele reconhecidamente se sentiu “muito estúpido” sobre a coisa toda.
“Ele pensou que estava fazendo a coisa certa despejando a lixívia e o descalcificador no banheiro. Se ele tivesse ficado lá, poderia ter morrido”, disse Jon Bennett, porta-voz da equipe de bombeiros.
Para evitar situações semelhantes, as autoridades de saúde recomendam que as pessoas não só leiam o rótulo de instruções do produto, mas também consultem guias de perigo químico antes de utilizar qualquer agente de alta toxicidade para fins de limpeza.