Artista holandesa cria “pele a prova de balas”
Postado por Samuel em 26 de março de 2012
Com uma teia de aranha e células de pele humana, você agora pode salvar sua vida. Essa combinação junto com estudos de pesquisadores americanos, resultou num “pedaço de pele a prova de balas”, que pode salvar sua vida contanto que o projétil não esteja viajando muito rápido.
Apesar da “pele à prova de balas” mostrar uma superioridade sobre a pele humana normal ao parar uma bala disparada a uma velocidade reduzida. A invenção não é capaz de broquear um tiro na velocidade normal de uma espingarda calibre .22.
A criadora dessa veste Jalila Essaidi, uma artista holandesa, diz que seu objetivo era um projeto de arte que demonstrasse o conceito relativo de segurança, e que não ficou desanimada com os resultados finais da pele.
“Mesmo que a pele “à prova de balas” tenha sido perfurada pela bala mais rápida, a experiência ainda é, na minha opinião, um sucesso. O projeto é baseado em arte e conduz a um debate sobre a questão: que formas de segurança são socialmente importantes?”, concluiu Essaidi.
A artista criou a pele usando uma seda especial de aranha, cabras e larvas geneticamente modificadas. As “super-fibras” foram desenvolvidas por pesquisadores americanos que passaram anos colhendo a proteína da seda de aranha a partir do leite da cabra para tentar fazer novos tipos de fibras superfortes.
Existe ainda um longo caminho até a pele chegar a uma verdadeira proteção prática para os seres humanos, mas da um idéia do que soldados podem esperar para o futuro, já que militares americanos e outras forças armadas têm procurado continuamente novas maneiras de proteger seus guerreiros no campo de batalha, como também têm mostrado interesse em descobrir quais genes fazem um bom combatente.