Tecnologia antiga computador movido a água

Postado por Samuel em 31 de janeiro de 2012



A invenção surgiu em 1936 pelas mãos do russo Vladimir Lukyanov. Apesar de ser uma grande tecnologia para a época o dispositivo funcionava como uma calculadora hidráulica capaz de solucionar equações.

Quando se fala em tecnologia hoje já possuímos muitas marcas conhecidas como: Apple, Intel, Google, Samsung, e muitas outras.
Mas antigamente, os computadores não eram nem de longe tão compactos e modernos como os que vemos e temos na atualidade. Eles eram tradicionalmente gigantescos, possuíam alavancas, engrenagens e outros mecanismos enormes que poderiam automatizar seu funcionamento.

Por mais futurista que isso tenha sido naquela época, houve um dispositivo que, apesar de se parecer como um grande sistema de encanamento, era na verdade um computador movido a água. De acordo com a revista russa Science and Life, o aparelho, construído pelo cientista Vladimir Lukyanov em 1936, foi o primeiro do mundo a ser capaz de solucionar equações diferenciais parciais, algo bem difícil de ser feito – quem está na faculdade de matemática, física ou engenharia deve saber bem do problema que estamos falando.

Para solucionar os exercícios, Lukyanov utilizava uma série de tubos de vidro interligados e cheios de água. A resposta era obtida de acordo com o nível de líquido presente em determinados tubos, enquanto tampões e torneiras serviam para alterar as variantes das equações. Basicamente o computador funcionava como uma calculadora hidráulica, ou seja, um instrumento de cálculo composto por tubos, tanques, canos e válvulas.

O dispositivo inspirou muitos outros produtos e aplicações com tecnologia semelhante, especialmente em áreas como geologia, física térmica, metalurgia e engenharia de foguetes.

Ainda bem que esse tipo de tecnologia não foi pra frente, imagina todos os computadores de hoje movidos a água.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios