Por que descascar depois de tomar muito sol?

Postado por Admin em 5 de janeiro de 2012



Porque os raios ultravioleta (UV) do sol estimulam a divisão das células da pele, enquanto o calor faz com que elas ressequem e morram. Assim, forma-se uma camada mais grossa de células mortas que acaba descascando. “O sol apenas acelera o processo natural da pele. Estamos sempre descamando aos poucos e, mesmo sem que a gente perceba, a pele se renova, em média, a cada 15 dias”, diz o dermatologista Guilherme de Almeida, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O efeito do sol dura uma semana, por isso demora alguns dias para a pessoa descascar depois de pegar um bronze. A proliferação mais rápida das células também explica por que o maior perigo do sol é mesmo o câncer de pele. “As pessoas mais jovens conseguem se proteger contra mutações no DNA, mas com o tempo as mutações podem acontecer, provocando o câncer”, diz Guilherme.

Para evitar o “efeito cobra” da descamação, o jeito é tomar cuidado com a exposição solar, preferindo curtir praia e piscina, por exemplo, antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde, quando os raios UV estão mais fracos. Passar um filtro solar antes do banho de sol e um creme hidratante depois também ajuda a evitar que a pele descasque tanto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios