Ouro “cresce” em folhas de eucaliptos na Austrália

Postado por Rudney em 25 de outubro de 2013



Pesquisadores australianos afirmam ter encontrado indícios extremamente incomuns da presença de ouro em grandes profundidades: pequenas traços do mineral nas folhas de eucalipto, cujas raízes alcançam vasos profundos nas entranhas da terra.

Esta descoberta poderia ajudar os pesquisadores a achar novos depósitos de ouro, em uma época que o preço do metal precioso está alto, de acordo com um estudo publicado na revista “Nature Communications”.

“A relação entre o crescimento da vegetação e depósitos de ouro podem ajudar no desenvolvimento de novas técnicas de exploração de minérios”, dizem os cientistas.

Em busca de água, árvores de eucalipto que crescem em paisagens áridas e podem fincar as suas raízes muito profundas na terra, penetrando até mesmo em camadas ricas de depósitos de ouro, onde ele extrai sua água absorvendo partículas microscópicas do metal.

Uma equipe de cientistas australianos afirmam que a planta pode absorver ouro através das raízes e que, em seguida, percorrem a árvore até as folhas.

Para o estudo, pesquisadores australianos estudaram as árvores de eucalipto que crescem em dois depósitos de ouro no sul e no oeste da Austrália, usando raios-X das folhas, galhos, cascas e solo.

Os eucaliptos podem chegar até 10 metros de altura, com um sistema extraordinariamente desenvolvido de suas raízes, que atingem até 40 metros de profundidade. Cientistas conseguiram capturar concentrações muito pequenas de ouro, exclusivamente sobre as folhas das partes mais altas da planta.

“O ouro é provavelmente tóxico para a planta, por isso, ela os envia até suas extremidades, tais como as folhas”, dizem os especialistas, que ressaltaram que a descoberta pode levar a novas técnicas bem sucedidas de extração de ouro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios