Sistema utiliza a visão para induzir padrões cerebrais e provoca melhorias duradouras na hora de aprender alguma função .
Se você tinha problemas para aprender coisas que são aparentemente difíceis, como matemática, ciência, música ou até mesmo pilotar aeronaves, um novo método promete evitar anos de estudos e especificações.

Segundo o site TG Daily, cientistas americanos e japoneses trabalham num sistema de aprendizagem para que as pessoas compreendam determinadas funções sem nenhum tipo de esforço constante, tanto mental quanto físico – apenas com a visão.

Nos testes, os indivíduos são colocados dentro de um aparelho de ressonância magnética. Feito isso, tudo o que eles precisam fazer, segundo a equipe, é assistir a uma tela de computador.

Enquanto olham para o visor, os padrões das ondas cerebrais são modificados através de um código feito especialmente para induzir que determinadas atividades, ligadas à capacidade de desejo e interesse, correspondam a um estado ideal previamente conhecido. Caso assistam a um treinamento de corrida, por exemplo, o usuário pode captar informações de como se tornar um atleta.

Para tornar isso possível, os pesquisadores estudaram a forma como nós enxergamos para permitir que isso cause melhorias na performance ocular e nos métodos de entendimento.

“Várias áreas visuais de pessoas adultas são suficientemente detalhistas para provocar um aprendizado apenas com o poder da visão”, explica Takeo Watanabe, neurocientista da Universidade de Boston (Estados Unidos).

Ao repetir esses padrões, o cérebro provoca melhorias duradouras na hora de aprender alguma coisa e, mesmo quando os pacientes não estavam cientes do que visualizavam na tela do computador, foi notado que o músculo cerebral absorvia todo e qualquer dado reproduzido no visor.

A equipe pretende fazer pesquisas mais profundas, que vão envolver o poder da visão e relacioná-lo a estudos de memória e reabilitação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios