Estudo diz que a mão humana pode ter evoluído para agredir

Postado por Rudney em 20 de dezembro de 2012





Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, revelou que a mão humana pode ter evoluído para agredir melhor. O estudo foi feito através de medições de força e aceleração dos socos de lutadores que golpeavam sacos de pancadas.

Segundo os pesquisadores, a estrutura do punho fornece o apoio que aumenta a habilidade dos dedos de enviar força ao golpe. “Ficamos surpresos em saber que os golpes de mão fechada não têm mais força do que os com a mão aberta“, logicamente, a margem de impacto com o punho fechado é menor, então há um impacto maior do que com a mão aberta.

“A força por área é maior em um golpe com punho fechado e isso é o que causa os danos localizados no tecido atingido”, explica um dos pesquisadores.

A pesquisa revelou também que fechar o punho na hora de um golpe, ajuda a proteger os ossos mais delicados da mão, aumentando em quatro vezes a rigidez das juntas metacarpo-falangeais, além de dobrar a capacidade de força.

Os estudiosos revelaram que a mão humana também foi moldada para a necessidade de habilidade manual, porém, exitem vários outros formatos diferentes de mão que se encaixariam melhor com a habilidade de simplesmente manipular coisas.

“Entretanto, pode haver somente um conjunto de proporções esqueletais que permitem que a mão funcione tanto como um mecanismo para manipulação precisa, quanto como um taco para golpes”, disseram.

“Por fim, a importância evolutiva da mão humana pode estar em sua notável habilidade para servir a duas funções incompatíveis, mas intrinsecamente humanas”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios