Comprimido que ajuda a curar medo de altura

Postado por Samuel em 26 de janeiro de 2012



Se você tem medo de subir em lugares altos? Um trauma de infância que passou a virar fobia e prejudicar a sua vida? Calma, pois um tratamento pode ir além da sala do psicólogo. Cientistas na Universidade de Basel, na Suíça afirmam que comprimidos de hormônio do estresse, o cortisol, podem ajudar pessoas a superar o medo de altura.

Cerca de 40 pacientes foram submetidos à terapia comportamental junto com comprimidos de cortisol e placebos, todos os participantes sofriam de medo de altura. Após as análises foi possível detectar que o cortisol junto com a terapia comportamental apresentou uma grande redução do medo.

Apesar do resultado, é importante destacar que o cortisol é um corticoide com efeitos numerosos e disseminados no organismo, promovendo alterações no metabolismo proteico, lipídico e de carboidratos, além de atuar na retenção de líquidos e na manutenção normal de vários sistemas, incluindo cardíaco, renal, endócrino entre outros — explica o farmacêutico do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa.

Durante o tratamento, os 40 pacientes que participaram da pesquisa sofriam de vertigens e, durante uma semana, tiveram três sessões da terapia de confrontação de seu medo. O grupo foi dividido e uma metade recebeu um comprimido de cortisol uma hora antes da sessão de terapia, a outra metade recebeu um comprimido de placebo. Os pacientes eram em seguida expostos a situações de medo de altura por meio de realidade virtual.

Os traumas foram medidos no período de três a cinco dias depois da terapia e um mês depois da última exposição à situação de medo. A análise do medo dos pacientes foi feita por meio de questionários e sensores colocados na pele. Aqueles que receberam comprimido de cortisol mostraram uma diminuição significativa no nível de ansiedade, em comparação com os pacientes que receberam o placebo.

Em um futuro próximo os pesquisadores da Universidade de Basel planejam analisar os efeitos do cortisol junto com a psicoterapia no tratamento de outras fobias.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios