Cientistas fazem descoberta de petróleo no espaço

Postado por Rudney em 30 de novembro de 2012



Cientistas alemães do Instituto Max Planck de Radioastronomia (Alemanha), encontraram indícios de uma vasta quantidade de petróleo no espaço, localizado na Nebulosa Cabeça de Cavalo.

A Nebulosa Cabeça de Cavalo fica na Constelação de Órion, a 1.300 anos-luz da Terra. Ela é bastante conhecida pelos astrônomos por causa de sua forma peculiar e de fácil reconhecimento.

Com o auxilio de um telescópio de 30 metros que fica no Instituto de Radioastronomia Milimétrica (IRAM), Espanha, os cientistas encontraram moléculas de hidrocarbonetos na Nebulosa Cabeça de Cavalo.

As moléculas de hidrocarbonetos estão presentes na composição do petróleo. Isso significa que a região observada é um tipo de “refinaria espacial”. O petróleo espacial é o resultado da fragmentação de moléculas e substâncias, que retém as luzes ultravioleta.

Os estudos mostraram que a Nebulosa possui cerca de 200 vezes mais hidrocarbonetos do que a quantidade de água presente no planeta Terra. O que faz a Cabeça de Cavalo se tornar uma enorme refinaria cósmica.

O C3H+, são os hidrocarbonetos interestelares, que fazem parte da estrutura de uma das moléculas mais utilizadas na Terra, como na fabricação de gás natural e petróleo.

A descoberta pode ajudar os pesquisadores a entender se o petróleo é um composto de origem mineral ou fóssil, caso se confirme que é de origem mineral, os rumos da produção e exploração de petróleo no mundo podem mudar em um futuro próximo.

Um dos maiores empecilhos para a pesquisa, é a distância da Nebulosa, que está a nada menos que 1.300 anos-luz da Terra. Ou seja, levaria 1.300 anos para chegar lá em uma viagem na velocidade da luz: o equivalente a 300 mil Km por segundo, sem falar nos altos custos e complexidade de estudos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios