Aranhas bizarras do fundo dos mares

Postado por Samuel em 31 de julho de 2012



As aranhas do mar, também chamadas de Pantopoda ou picnogonídeos. São artrópodes marinhos da classe Pycnogonida. São encontrados principalmente no Mediterrâneo e no mar do Caribe, tambem no Ártico.
Existem mais de 1.300 espécies conhecidas, que variam em tamaho de 1 a 10 milímetros, podendo chegar aos 90cm em algumas espécies de águas profundas. A maioria é menor e vive em profundidade relativamente rasa.
Apesar do nome de “aranhas do mar” elas não são verdadeiramente aranhas, ou até mesmo aracnídeos, sua classificação tradicional como chelicerates coloca-as mais perto das verdadeiras aranhas do que dos outros conhecidos grupos de artrópodes, como insetos e crustáceos. No entanto, evidências genéticas sugerem que elas podem ser até mesmo parentes próximos de todos os artrópodes vivos.

Esses pequenos animais vivem em diferentes partes do mundo, da Austrália, Nova Zelândia e na costa do Pacífico dos Estados Unidos, no Mar Mediterrâneo e no Mar do Caribe, além dos pólos norte e sul.
Elas são mais comuns em águas rasas, mas podem ser encontrados em profundidades como 7.000 metros e vivem em habitats marinhos e estuarinos. Elas estão bem camuflados debaixo das pedras e entre as algas que são encontrados ao longo das costas.

As aranhas do mar são carnívoras e se alimentam de cnidários, esponjas, poliquetas e briozoários. As aranhas do mar são geralmente predadoras ou necrófagas (Em biologia chamam-se detritívoros ou necrófagos aos animais que se alimentam de restos orgânicos).
Elas, muitas vezes, inserem o seu probóscide, um apêndice usado por muito tempo para a digestão dos alimentos, em uma anêmona-do-mar para sugar o seu alimento. A anêmona-do-mar, grande em comparação ao seu predador, quase sempre sobrevive a esse calvário.

Tags: Aranhas, estranho, bizarro, animais, curiosidades


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios