Um violino usado pela banda que tocou durante o naufrágio do Titanic foi vendido no sábado (19 de outubro) por mais de US$ 1,5 milhões, informou uma casa de leilões localizada na Grã-Bretanha. O valor é de longe o maior que já rendeu uma peça ligada à embarcação, de acordo com experiente colecionador Craig Sopin.

“Esse número será difícil de ser superar”, disse Sopin, que ajudou a autenticar o violino do Titanic. “Eu não posso pensar em nada mais icônico que vem do navio”, completou.

De acordo com os sobreviventes, a banda de Wallace Hartley tocou para tranquilizar os passageiros enquanto o navio afundava. A cena foi mostrada no filme Titanic.

O corpo de Hartley teria sido removido da água dias após o naufrágio, que ocorreu em abril de 1912, com seu estojo de violino ainda amarrado às costas.

Em 2006, o violino danificado foi encontrado no sótão de uma casa na Grã-Bretanha. Ele foi autenticado por evidências de depósitos de água salgada, de acordo com um comunicado do Henry Aldridge and Son, que executou a ação em Wiltshire na Inglaterra. O violino foi adornado com uma placa de prata relacionada com Hartley.

O famoso naufrágio foi descoberto em 1985 na costa de Halifax, Nova Escócia, Canadá. Desde então, houve várias expedições de pesquisa e recuperação.

O interesse no naufrágio ressurgiu com o lançamento do filme Titanic, em 1997, que arrecadou 1.800 milhões no mundo inteiro, tornando-se o segundo filme mais assistido na história, de acordo com a Box Office Mojo, um site que segue os números de venda de ingressos.

Ao longo dos anos, mostras de artefatos do Titanic tem gerado milhões de dólares. Em 2004, vários objetos e alguns itens que haviam sido herdados pelas famílias dos sobreviventes foram leiloados. Um menu do restaurante foi vendido por quase 100 mil, disse o presidente da casa de leilões na época.

Sopin, um advogado de Filadélfia, tem entre 300 e 400 itens do Titanic. “O navio é um microcosmos da sociedade”, diz ele, acrescentando que pessoas muito diferentes embarcaram no navio naquela noite.

“O que eles fizeram, de fato, pode causar sensação de calma naquele navio. Você pode imaginar o pandemônio que teria ocorrido de outra forma. Salvaram muitas vidas”, disse Sopin, sobre a atitude de Hartley e sua banda, da qual ninguém sobreviveu.

Os nomes do vendedor e do comprador não foram divulgados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios