Tardigrada conheça uma das criaturas mais incríveis da Terra

Postado por Samuel em 28 de novembro de 2011



Esse animal muito curioso provavelmente é um dos mais estranhos que você já ouviu falar o Tardigrada, uma das criaturas mais incríveis da Terra. Eles não temem nem alta nem baixa temperatura, pressão, nem radiação.Podem viver até dez anos sem água e são as únicas criaturas do planeta, que vivem tranquilamente no vácuo do espaço.

Tardigrada é um grupo de pequenos animais altamente especializados, comumente chamados de ursos d’água. Podem atingir 1,2mm, embora a maioria não ultrapasse 0,5mm. Movem-se lentamente, rastejando e utilizando os ganchos nas extremidades de suas pernas para fixar-se ao substrato. Apresentam uma distribuição bem diversificada, sendo encontrados numa grande variedade de nichos terrestres, de água doce, e ambientes marinhos por todo o mundo, variando do abismo no fundo do mar às montanhas mais altas.



A maioria dos tardígrados alimenta-se do conteúdo de células vegetais, que são perfuradas com um aparelho bucal em forma de estilete, que lembra o dos nematódeos e dos rotíferos herbívoros. Os tardígrados de solo alimentam-se de algas e talvez de detritos, e alguns são predadores de nematódeos e de outros tardígrados.



São predominantemente dióicos (poucos são hermafroditas), com uma única gônada sacular (testículo ou ovário) acima do intestino. As fêmeas, frequentemente, são mais numerosas, e em alguns gêneros (p.ex., Echiniscus), desconhecem-se os machos. O acasalamento e a postura, de 1 a 30 ovos (dependendo da espécie), ocorrem no momento da muda.



Dependendo das condições ambientais, os tardígrados aquáticos podem colocar ovos de casca fina quando as condições são favoráveis e ovos de casca mais espessa quando as condições não são favoráveis. O desenvolvimento é direto e rápido (aproximadamente 14 dias). Podem ocorrer até 12 mudas durante a vida do animal, o qual se estima de 3 a 30 meses.



Os animais que vivem no musgo entram em criptobiose (suspensão das atividades vitais) á medida que o habitat resseca, podendo permanecer dormentes por 7 anos ou mais. Depois de repetidos períodos de criptobiose, podem estender sua expectativa de vida para 70 anos ou mais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios