“RoboCop” da vida real está sendo testado nos EUA

Postado por Rudney em 14 de fevereiro de 2014



RoboCop acaba de voltar à tona com o remake do filme lançado nos cinemas esta semana, mas, na realidade, um cyborg como ele é, não está longe de estar patrulhando ruas no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Isto é o que diz uma equipe de graduandos de Florida International University Discovery Lab. Eles já estão trabalhando duro em um RoboCop da vida real. Com certeza o projeto está longe de ser tão avançado como a tecnologia retratada no filme, mas o “Telebot” (como está sendo chamado) já é o primeiro passo.

O robô tem 1,80 metro de altura e pesa apenas 34 quilos. O protótipo combina telepresença e robótica para, eventualmente, permitir que policiais com deficiência física ainda continuem a trabalhar como oficiais de patrulha.

Construído a partir do zero, ele funciona com a ajuda de uma pessoa que, através um fone de ouvido Oculus Rift monitora os movimentos da cabeça e com um colete monitora seus movimentos junto com o uso de pulseiras e luvas – tudo usado por uma pessoa à distância. Uma tela headset dá a essa pessoa o campo de visão do robô, enquanto o colete controla seus movimentos. As luvas com sensores de movimento controlam as mãos do robô.

O Telebot foi fabricado graças a Jeremy Robins, um tenente na Marinha dos EUA, que doou 20 mil dólares para o projeto para ajudar seus amigos veteranos desativados, a voltar para a força de trabalho.

“Nosso próximo passo é fabricar a carcaça externa do robô, aprimorar o software e, finalmente, testá-lo em campo”, disse Nagarajan Prabakar, professor associado na Escola FIU de Computação e Ciências da Informação na Florida International University.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios