Qual é a diferença entre um Mamute e um Mastodonte?

Postado por Rudney em 20 de dezembro de 2013



O mamute lanoso (Mammuthus primigenius) e o Mastodonte americano (Mammut americanum), vagaram no deserto norte-americano, até cerca de 10 mil anos a.C. (embora alguns notáveis “mamutes anões” conseguiram aguentar por um bom tempo há mais). Mas qual é exatamente a diferença entre estes dois espécimes incríveis? (Havia várias outras espécies de Mamutes e Mastodontes, mas para simplificar, vamos focar nos dois mais famosos.)

Vamos começar com uma rápida olhada em sua árvore genealógica. O grupo de mamíferos terrestres cientificamente conhecidos como “proboscideans” contém elefantes vivos e seus parentes já extintos. Em seu auge, esta espécie foi muito bem diversificada. Elefantes século XXI são muito mais parecidos com os mamutes que os mastodontes relativamente primitivos.

Quer uma prova? Confira os dentes. Assim como elefantes de hoje, os mamutes tendiam a viver nas planícies abertas, como demonstrado por seus próprios molares semelhantes, cada um dos quais pareciam com um “osso ralador de queijo” e foi construído para moer gramíneas resistentes. Por outro lado, a palavra “Mastodonte” combina justamente as palavras gregasmastos (mama) e odontos (dente). “Isso porque, segundo alguns paleontólogos do 18 século, os sulcos de seus dentes lembram peitos humanos. Dentes altamente moldados como estes são os mais adequados para triturar folhas e galhos, e, apropriadamente, restos de mastodontes são normalmente encontrados em ambientes florestais.

Você pode ver as mandíbulas dos animais comparadas lado a lado neste vídeo:

O perito Daniel Fisher explica no vídeo acima, que mamutes tinham presas curvas e altos ombros, enquanto os mastodontes tinham as presas mais retas e ombros mais baixos.

Graças a um punhado de carcaças congeladas, as análises genéticas confirmam a ligação entre os mamutes e os elefantes. Na verdade, os DNAs de mamutes têm sido tão amplamente estudados que um Projeto Genoma Mamute está em obras.

Curiosidade: Mastodontes tiveram seus admiradores, incluindo o próprio Thomas Jefferson, que armazenava uma coleção de seus ossos na Casa Branca, embora ele tenha erroneamente acreditado que eles eram carnívoros gigantescos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios