NASA captura imagem de galáxia formada há 13,2 bilhões de anos

Postado por Samuel em 29 de setembro de 2012



A NASA captura a imagem de uma galáxia que está tão longe que a luz viajou por 13,2 bilhões de anos para que ela pudesse ser observada.

Graças a um truque, pesquisadores estão sendo capazes de presenciar o vislumbre de galáxias inacreditavelmente longes, formadas quando o Universo era apenas um “doce bebê” com 500 milhões de anos e vivia em momentos de trevas.

Um dos satélites mais famosos do mundo, o Hubble da NASA, é incapaz de observar em distâncias tão descomunais. O truque foi realizado da seguinte maneira: a galáxia extremamente antiga passou próximo de um conjunto gigantesco de galáxias. Este aglomerado estelar funcionou como uma espécie de lente de aumento, maximizando a luz em 15 vezes, revelando uma galáxia muito antiga formada nos primórdios.

A imagem foi divulgada apenas agora e a nova forma de capturar imagens será acoplada ao James Webb Space, telescópio ultramoderno que será lançado ainda nesta década (talvez em 2018) e trará imagens extremamente distantes.

Na foto de capa, à esquerda estão as galáxias do aglomerado maciço MACS J1149 22223. A luz intensa liberada pelo aglomerado permitiu o registro da galáxia MACS 1149-JD, no canto direito superior, com zoom para mostrar os detalhes no canto inferior direito.

Essa galáxia foi formada em uma época onde o trânsito cósmico estava passando por uma idade de trevas. Durante este período, o Universo passou de uma vastidão escura e sem estrelas para um ambiente extremamente iluminado. A descoberta abre portas para trabalhos com galáxias nunca antes visualizadas.

Objetos em distâncias brutais estão além da capacidade das lentes dos telescópios. Para realizar tal observação, os astrônomos contam com as lentes gravitacionais.

Este efeito já foi predito por Albert Einstein há 100 anos, referindo-se ao fato de que a gravidade deforma os objetos em primeiro plano e amplia a luz de objetos de fundo. Na imagem, a galáxia tinha apenas 200 milhões de anos!

Tags: Notícias, Curiosidades


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios