Por muito tempo o foco dos estudos com regeneração de membros foram as salamandras. Apesar da diferença biológica entre os anfíbios e os mamíferos, o entendimento dos mecanismos que esses animais utilizam para regenerar os membros perdidos nos ensinam muito sobre o funcionamento dessa capacidade e dão esperança de que um dia possamos aplica-la em humanos.

Nos últimos dias, a revista Nature descreveu um mamífero que pode fazer esse abismo entre nós e as salamandras parecer menor do que imaginávamos: foi descoberto na África um roedor capaz de recuperar tecidos corporais perdidos. Esse mamífero promete se tornar um novo foco nas pesquisas com regeneração tecidual devido a sua capacidade similar a de espécies como as salamandras. O curioso é que isso ocorre na orelha do animal onde pele, pelos e cartilagens voltam a crescer e formar uma nova orelha. Na verdade esse roedor até regenera outras partes do corpo mas não da mesma forma que a orelha.

Esse fenômeno é conhecido como autotomia, a capacidade que algumas espécies tem de liberar alguma parte do corpo como mecanismo de defesa (acho que todo mundo que teve infância foi incomodar uma lagartixa e acabou só com a cauda dela na mão). É uma auto-amputação que serve para essas espécies escaparem dos predadores mas que é extremamente rara em mamíferos.

Em outros mamíferos, ao sofrer uma lesão ao invés de ocorrer esse processo surge a formação de uma cicatriz. O que espantou os pesquisadores foi que, ao levar a espécie para estudos laboratoriais eles descobriram que a orelha desse roedor forma uma estrutura similar à blastema que as salamandras formam (processo usado para regenerar membros perdidos).

Fonte: poshumanos

Tags: Curiosidades, Notícias, Animais




curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios