Criatura bizarra marinha de cor roxa supreende banhistas em praia baiana

Postado por Matheus Azevedo em 3 de janeiro de 2014



Banhistas da praia de Olivença, na Bahia, no verão passado, se surpreenderam com um animal de estrutura roxa e parecia com um balão cheio, que despertou a curiosidade de muitas pessoas.

O organismo em questão é a chamada caravela-portuguesa (ou barco-de-guerra-português) “Physalia physalis” que, na verdade, não é uma água-viva e sim uma colônia de animais do grupo dos cnidários e da ordem das Siphonophoras.

Colônia

À primeira vista, ela se parece como um animal único mesmo, mas é formada por quatro pólipos ligados entre si, que não podem sobreviver independentemente. São eles: o pneumatóforo (a parte que você vê cheia de ar), os domonoctozoóides (que formam os tentáculos), os gastrozoóides (que formam os “estômagos” da colônia) e os gonozoóides (que produzem os gametas para a reprodução).

O que mais deixou os banhistas curiosos na praia baiana, além de sua transparência e forma inflada, foi a sua cor arroxeada muito bonita. Veja abaixo o vídeo completo abaixo:

A espécie também pode ser mais azulada e possui tentáculos cheios de células urticantes, o que pode ser muito perigoso para os humanos, mas não faz mal algum para a tartaruga-marinha, que é imune ao veneno e aprecia a caravela-portuguesa como parte de sua alimentação. Quem sabe você também não encontra uma dessas durante este verão?




Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios