Cientistas desenvolvem capa da invisibilidade

Postado por Rudney em 21 de dezembro de 2012



Uma dupla de pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, conseguiram pelo primeira vez tornar um objeto completamente invisível. Os cientistas utilizaram um tipo de camada invisível no formato de losango, que reflete a luz em forma de micro-ondas, e a incidia em um cilindro de 7,5 centímetros de diâmetro por 1 centímetro de altura.

Para garantir que a luz passasse por elas completamente, sem sofrer qualquer desvio e assim conseguir tornar o cilindro invisível, os cientistas tiveram que reorganizar a forma de como as micro-ondas atingiam o losango, para que se alinhassem com as suas extremidades.



O experimento infelizmente, foi conduzido apenas com comprimentos de ondas não visíveis do espectro da luz, e seria bastante complicado reproduzir o mesmo efeito com os comprimentos visíveis. Outro problema é que a invisibilidade só funciona em uma direção, como ocorre em cartas de um baralho, por exemplo, o objeto volta a ficar visível dependendo da direção na qual o observamos.

A experiência, apesar de não ser como vimos em filmes como a “capa do Harry Potter”, pode assim mesmo melhorar o desempenho de aparelhos baseados na emissão de micro-ondas e ter uma série de aplicações no futuro, principalmente na implementação de sistemas de radar e telecomunicações.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios