Nosso cérebro é um órgão fantástico e misterioso que guarda segredos que a humanidade não conseguiu decifrar. Com as experiências a seguir você poderá experimentar algumas brincadeiras que podem ser feitas para causar sensações estranhas e ter alucinações.

1 O Experimento Ganzfeld



É um procedimento curioso e muito utilizado, principalmente, em pesquisas parapsicológicas. Você vai precisar de um rádio, uma bola de ping pong cortada ao meio e fita adesiva.

Comece ligando o rádio e deixe em ruído branco, ou seja, sem sintonizar estações deixe que ele emita o som de “fora do ar”. Em seguida deite-se e use as metades das bolinhas de ping pong para cobrir seus olhos, fixando-as com a fita adesiva.

Dentro de alguns minutos relaxando nessas condições, você deve sentir uma desorientação sensorial pra lá de esquisita. Também são frequentes os relatos de alucinações, como cavalos correndo sobre as nuvens e até mesmo a voz de parentes que já faleceram. A explicação para esses efeitos é que o cérebro é “viciado” em sensações, e com ajuda do rádio e da bolinha você acaba se privando delas, fazendo com que seu cérebro invente outras.

2 Binóculo como Analgésico



Cientistas da Universidade de Oxford, descobriram que a dor pode aumentar ou diminuir de acordo com o seu ponto de vista. Assim ao machucar o dedo, por exemplo, você pode sentir um alívio na dor ao observá-lo com um binóculo invertido, que dá a sensação de afastar o dedo para longe. E se observar pelo lado correto pode ter a dor aumentada.

3 Mão de Borracha



Pegue uma mão de borracha realista, sente em frente a uma mesa e, a seguir, esconda o seu braço e mão debaixo de algum objeto, posicione a mão de borracha à sua frente, de maneira com que ela pareça ser a mão verdadeira, do seu próprio corpo.

Depois olhe fixamente para a mão de borracha e peça para uma outra pessoa tocar no mesmo local em sua mão verdadeira e na falsa. Algum tempo depois você irá achar que a mão de borracha faz parte de você. Então se alguém tentar bater ou esmagar a mão de borracha você sentirá uma incontrolável vontade de tirar sua mão da frente, como se fosse ela que estivesse em perigo. Seu cérebro começará a achar que aquela é a mão verdadeira e que ela não deve ser machucada.

4 Ilusão do Pinóquio



Se lembra do Pinóquio? Com esse experimento você poderá ter a sensação de ficar como ele por algum tempo. Basta posicionar duas cadeiras em fila, uma em frente à outra. Sente-se na cadeira de trás e vende seus olhos. Depois, peça para que um amigo sente na cadeira da frente. Assim que estiverem prontos, a pessoa vendada deve tocar suavemente o próprio nariz e o nariz do amigo à frente. Ao fazer isso por cerca de um minuto, você pode ter a sensação de que seu nariz esta absurdamente longo.

5 As luzes de Purkinje



Em um dia ensolarado, feche os olhos e incline sua cabeça para encarar o Sol. Mova sua mão de um lado para o outro em frente aos seus olhos fechados. Depois de alguns segundos, você deve começar a ver algumas imagens que, com o passar do tempo, passam a ficar mais complexas.

Cientistas descobriram que o efeito é o mesmo de um curto-circuito no córtex visual do cérebro. Os efeitos alucinógenos são, mais uma vez, o órgão mais incrível do corpo humano tentado encontrar algum sentido e realidade nos estímulos que está recebendo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Contador de Visitas

curiosidades do mundo, noticias Curiosas, fotos curiosas, videos incriveis, sobrenatural, videos engraçados, super interessante, pegadinhas, mistérios